Saúde mental na empresa: o que é e porque é tão importante

Entenda a importância da saúde mental na empresa e como isso afeta os resultados de seus colaboradores e o sucesso de seus negócios.

A saúde mental na empresa é uma das grandes preocupações de toda organização que almeja uma equipe motivada e produtiva.

Assim, criar soluções de bem-estar para ajudar seus colaboradores a se manterem mais ativos e saudáveis – dentro e fora da empresa – é o primeiro passo.

Mas antes de mergulharmos nas recomendações para promover a saúde emocional nas organizações, vamos começar explorando o que, de fato, significa equilíbrio mental.

A importância de discutir a saúde mental na empresa

A saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo pode:

• Lidar com estressores cotidianos,

• Trabalhar produtivamente,

• Atingir todo o seu potencial,

• Contribuir para sua comunidade.

A saúde mental na empresa, juntamente com a saúde física e o bem-estar social, é um componente essencial para o bom desempenho dos profissionais.

O equilíbrio emocional permite que os indivíduos enfrentem os desafios, tanto no trabalho quanto em casa.

Sem mencionar que ajuda os colaboradores a crescer em seus papéis, gerenciar o estresse e aumentar a resiliência. Em última análise, permite que cada indivíduo atinja seu maior potencial, por isso é tão importante discutir e estimular o cuidado com a saúde mental na empresa.

Assim, é preciso criar um espaço seguro para os colaboradores de todos os níveis se comunicarem abertamente, sem qualquer julgamento ou discriminação.

Sem isso, você corre o risco de perder um feedback valioso que poderia ajudar sua empresa a reter talentos valiosos.

Dessa forma, a Vital Work acredita que a saúde mental colabora para elevar o desempenho do colaborador. Portanto, deve desempenhar um papel estratégico nas organizações que desejam se manter competitivas.

Como a saúde mental na empresa afeta o dia a dia?

Quando o colaborador se sente bem mentalmente e emocionalmente, lida com o seu trabalho com boa dose de motivação.

Ter equilíbrio emocional torna o funcionário mais adaptável, flexível e resiliente, sendo capaz de lidar com obstáculos. Suas contribuições para com sua equipe passam a ser mais significativas, de modo que ele se torna mais produtivo.

Em contrapartida, sem o equilíbrio emocional necessário, sua performance é afetada negativamente. Isso vale para funcionários de todos os níveis e as consequências não são nada boas.

Aqui estão os principais efeitos negativos de uma baixa saúde mental na empresa:

Falta de engajamento com o trabalho: a ausência de saúde mental nas empresas leva à desmotivação e à falta de foco. Também dificulta a interação com os demais colegas;

Baixos níveis de produtividade e desempenho do trabalho: O bom desempenho profissional é reflexo da qualidade de vida do funcionário. Então, uma saúde mental em déficit pode reduzir a performance, pois torna o acesso às habilidades comportamentais que promovem a criatividade e a resiliência ainda mais desafiadores. Sem essas habilidades, não temos recursos psicológicos para ter um bom desempenho em nossos trabalhos;

Saúde física reduzida: problemas de ordem emocional podem gerar distúrbios físicos, afetando a qualidade do sono, alteração de apetite, provocando dores lombares e outros fatores;

Comunicação desalinhada: é mais difícil nos comunicarmos bem quando não estamos emocionalmente equilibrados. Por isso, uma saúde mental em desequilíbrio na empresa pode levar a interpretações erradas ou exageradas junto aos colegas. Ser um ouvinte sem muita atenção ou ter uma atitude negativa frente aos desafios propostos são exemplos de ocorrências nesses casos;

Decisões equivocadas: quando a saúde mental não está em dia, os colaboradores podem apresentar falta de controle de impulsos, pensamentos insalubres e decisões equivocadas. Isso pode levar a reuniões perdidas, atrasos, o esquecimento de compromissos ou até a não aderência às políticas da empresa.

Como garantir uma empresa genuinamente saudável

A criação de um processo robusto e consistente para monitorar o bem-estar dos colaboradores permite que os empregadores possam antever problemas antes que eles escalem. Além de fornecer ajuda oportuna.

Isso vai resultar em redução de custos para a companhia, tendo em vista que colaboradores emocionalmente instáveis podem elevar o absenteísmo. Sem contar que onera muito os custos com o plano de saúde e reduz a produtividade.

Outro ponto que ressalta a importância de ações preventivas para saúdem mental nas empresas é que os afastamentos relacionados a condições emocionais costumam ser prolongados. Quando comparados às causas físicas.

Por isso, conte com a Vital Work: uma empresa que oferece soluções terapêuticas de bem-estar para empresas que se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Nossos programas de bem-estar são pensados para proporcionar mais alívio contra o estresse do dia a dia. Além da prevenção e tratamentos para os distúrbios de saúde mental na empresa.

Conheça o Programa de Saúde Mental Vital Work

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas