Programa osteomuscular corporativo: porque implementar

Implantar um programa osteomuscular corporativo gera vantagens como maior produtividade e economia à empresa. Desde que conte com especialistas. 

O programa osteomuscular corporativo é um excelente investimento para as empresas. 

Afinal, os empregadores têm o dever legal de oferecer ambientes de trabalho seguros e que não sejam nocivos à saúde de seus colaboradores. E uma parte importante nisso são os cuidados ortopédicos. 

Um programa elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados, saberá entender as circunstâncias e características de cada local. 

Assim, reduzirá riscos de desenvolvimento de lesões, poderá tratar problemas já instalados e recuperar colaboradores. 

Descubra o que um programa osteomuscular corporativo pode oferecer aos seus negócios 

Problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) e dores na coluna por má postura e/ou sobrepeso, são um dos principais responsáveis pelo absenteísmo e licenças médicas prolongadas. 

E geram consequências na produtividade, na motivação do colaborador e na reputação da marca. 

Veja, então, porque um programa osteomuscular corporativo elaborado especialmente para as necessidades de sua população é uma estratégia eficaz. 

Maior segurança à sua equipe 

Movimentos repetitivos, mobiliário inadequado, tarefas executadas de modo inadequado.  

Esses são apenas alguns fatores que podem gerar problemas graves, causando dores (de intensidade moderada à alta), licenças mais ou menos prolongadas. E, em alguns casos, até incapacitando a pessoa para execução de seu trabalho. 

Um programa osteomuscular corporativo estabelece padrões saudáveis para a execução das atividades, bem como a ergonomia que cada setor/funcionário precisa para garantir o bem-estar. 

Programa osteomuscular corporativo gera economia 

Os problemas ortopédicos estão entre os mais caros para a organização. Isso porque, dependendo da gravidade, pode afastar a pessoa por longos períodos. 

Sem contar que, ao retornar às atividades após o período de licença, o colaborador precisará de uma readaptação. 

Enquanto fica fora, essa pessoa precisa ser substituída por outro funcionário. Muitas vezes, esse indivíduo precisará de um tempo para aprender a tarefa e chegar ao nível do colaborador afastado. 

Por tudo isso, um programa previne e trata a saúde osteomuscular reduz custos. Ou melhor, é um investimento que se paga com facilidade.

Aumento na produtividade e na qualidade dos serviços 

Ao promover a ergonomia na empresa, o programa osteomuscular melhora a relação entre trabalho e colaborador. Dessa forma, faz com que as tarefas sejam realizadas de forma mais rápida e fácil, eliminando barreiras ao bem-estar. 

Portanto, melhora a produtividade e a qualidade dos serviços desenvolvidos.  

Implantação de uma cultura de bem-estar 

Quando os colaboradores experimentam fadiga, desenvolvem lesões e sentem desconforto no desempenho de sua rotina diária, há uma queda no desempenho. Além disso, gera descontentamento em relação ao tratamento que recebem por parte da companhia. 

Já um programa osteomuscular corporativo bem estruturado promove uma melhoria tão significativa no dia a dia do trabalhador, que ele se sente valorizado e estimulado a dar o seu melhor no trabalho. 

Reputação positiva da marca 

Cuidar bem dos colaboradores é cuidar das pessoas que desenvolvem seus produtos e serviços e que ajudam a construir a empresa. Essas pessoas comentam com familiares e amigos a impressão que têm do seu local de trabalho. 

E quando se sentem respeitados e valorizados, inclusive por meios de cuidados com a saúde mental e física, passam essa boa avaliação para outras pessoas. 

Desse modo, ajudam a criar uma imagem positiva para a organização, colaborando para a atração de novos talentos. 

Como funciona o programa osteomuscular corporativo da Vital Work 

A Vital Work é especializada em qualidade de vida empresarial, desenvolvendo programas presenciais ou online para saúde mental e física. 

Seu programa osteomuscular corporativo segue as seguintes etapas: 

  • Diagnóstico feito por meio de protocolos de avaliação executados e analisados por junta de especialistas da área; 
  • Elaboração de um programa específico para as necessidades ergonômicas da empresa e suas equipes; 
  • Atendimento individual visando prevenção, alívio das dores, tratamento de lesões identificadas; 
  • Encaminhamento de casos graves para tratar em centros médicos especializados e aptos a cuidar de casos complexos; 
  • Apoio na readaptação de colaboradores que retornam após licença médica prolongada e/ou cirurgias; 
  • Apresentação de relatórios com dados de resultados obtidos com o programa osteomuscular. 


Além de identificar e prescrever tratamento adequado, nossos especialistas atuam no alívio das dores, conscientização corporal, realinhamento postural, entre outros. 

Também capacitam os colaboradores a desenvolver suas funções sem riscos e, em casos mais graves, ajuda na recuperação de movimentos.  

São ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais experientes em atuar no próprio ambiente de trabalho, cuidando do bem-estar físico e mental de seus colaboradores. 

Converse com nossos consultores em qualidade de vida e saiba mais detalhes sobre nosso programa osteomuscular corporativo. 

QUERO CONHECER O PROGRAMA OSTEOMUSCULAR DA VITAL WORK  

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas