Iniciativas para melhorar o bem-estar nas empresas

A preocupação com o bem-estar nas empresas demostra que os gestores reconhecem os benefícios das práticas saudáveis no ambiente de trabalho. 

O bem-estar nas empresas é essencial para oferecer um ambiente que favoreça a saúde física e mental de sua força de trabalho e gere benefícios como: 

  • Redução do estresse; 
  • Aumento da satisfação no trabalho; 
  • Níveis de desempenho mais altos; 
  • Maior produtividade; 
  • Menor rotatividade de funcionários; 
  • Atração e retenção dos melhores talentos.  

No entanto, são poucas as empresas que já possuem uma estratégia personalizada voltada para o bem-estar dos colaboradores.  

Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas e ações que vão ajudar sua empresa a garantir maior saúde física e mental para seus colaboradores. Confira! 

Por que o bem-estar nas empresas é importante? 

Sua força de trabalho é um dos ativos mais importantes para sua organização. Contudo, melhorar a saúde e o bem-estar nas empresas vai além de oferecer um plano de saúde.  

Ter profissionais saudáveis, motivados e com alto desempenho requer ações planejadas, executadas e avaliadas por profissionais especializados. 

Veja as dicas a seguir: 

1) Invista no desenvolvimento profissional 

Todo profissional gosta de saber que seu trabalho é valorizado. Isso melhora a motivação e ajuda a reter talentos na empresa.  

Como colocar em prática:  

Realize treinamentos e cursos de capacitação que ajudam a melhorar o desempenho do colaborador e a ampliar a produtividade. 

Faça uma avaliação, elabore um planejamento e garanta boas oportunidades a todos. 

2) Crie um sentimento de pertencimento entre os colaboradores 

Criar um ambiente de trabalho acolhedor e estimulante ajuda a estabelecer conexões de apoio entre os colegas de trabalho. 

Estudos apontam que, assim, há diminuição do desconforto psicológico, que é um sintoma de má saúde mental. Por isso, contribuem positivamente para o bem-estar nas empresas. 

Como colocar em prática:  

Reuniões semanais ou quinzenais entre gerentes e equipes podem ser um bom começo. 

Além disso, vale treinar as lideranças para estimularem o engajamento de todo o time e pensar em atividades físicas em grupo. Como uma corrida de rua formada por uma equipe de funcionários. 

3) Para maior bem-estar nas empresas promova o autocuidado 

Um estudo recente apontou que 73% dos profissionais estavam se sentindo esgotados. Entre as principais razões citadas estão a dificuldade de separar a vida pessoal do trabalho e cargas de trabalho exaustivas. 

Assim sendo, é importante conscientizar seus colaboradores a fazerem mudanças positivas

Como colocar em prática:  

Como empresa, você pode começar criando áreas dentro de seu local de trabalho – físico ou digital – para oferecer suporte.  

Estes espaços podem fornecer palestras com especialistas, terapia em grupo (ou individual), informações de como obter apoio especializado. 

Além disso, vale a pena estimular a prática de atividades recreativas. Como ir ao teatro/cinema, ler, pintar, escrever, entre outras opções que colaboram para evitar o estresse. 

4) Incentive boas escolhas de estilo de vida 

Garanta que os colaboradores conheçam os perigos do sedentarismo, da má alimentação e de outros hábitos nocivos.  

Crie meios para evitar que as pessoas fiquem sentadas por longos períodos e cuide para que os móveis e equipamentos sejam adequados ao desempenho das tarefas. 

Como colocar em prática:  

Para maior bem-estar nas empresas aposte em atividades como: 

  • Horários de pausas para ginástica laboral;
  • Práticas de mindfulness e meditação;
  • Programas que ofereçam suporte para quem quer parar de fumar/beber;
  • Dicas de alimentação saudável, etc. 

5) Ajude no controle financeiro 

Problemas financeiros geram grande estresse e afetam o desempenho. Por isso, ajudar os colaboradores a terem um bom planejamento e controle das finanças é uma forma de ajudar no equilíbrio físico e mental de seu time. 

Como colocar em prática:  

Promova palestras voltadas ao gerenciamento financeiro, ofereça dicas de economia. 

Além disso, faça parcerias com instituições financeiras. Elas poderão ajudar seu pessoal a fazer bons investimentos. Assim como conceder empréstimos que possam ser descontados diretamente da folha de pagamento – com juros menores do que os praticados pelo mercado. 

Promover o bem-estar nas empresas fica mais fácil com a Vital Work 

Como você pode ver aqui, muitas estratégias de gestão que aumentam o bem-estar dos funcionários também beneficiam os empregadores.  

Pois empresas que se importam com a saúde e o bem-estar de sua força de trabalho são mais propensas a ter colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos da organização. 

Para isso, conte com o suporte da Vital Work: uma empresa fundada em 2006 com o propósito de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar nas empresas em todo o Brasil. 

Nossos especialistas estudam o perfil do público interno e desenvolvem programas personalizados de saúde física e mental, visando a prevenção e o tratamento de problemas diversos.  

Todos os programas contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar, metodologia cientificamente comprovada e tecnologia própria.  

Assim, a Vital Work consegue ampliar o bem-estar dos colaboradores e gerar maior produtividade, redução de absenteísmo/licenças médicas e gastos com plano de saúde. 

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