A preocupação com o bem-estar nas empresas demostra que os gestores reconhecem os benefícios das práticas saudáveis no ambiente de trabalho.
O bem-estar nas empresas é essencial para oferecer um ambiente que favoreça a saúde física e mental de sua força de trabalho e gere benefícios como:
- Redução do estresse;
- Aumento da satisfação no trabalho;
- Níveis de desempenho mais altos;
- Maior produtividade;
- Menor rotatividade de funcionários;
- Atração e retenção dos melhores talentos.
No entanto, são poucas as empresas que já possuem uma estratégia personalizada voltada para o bem-estar dos colaboradores.
Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas e ações que vão ajudar sua empresa a garantir maior saúde física e mental para seus colaboradores. Confira!
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TogglePor que o bem-estar nas empresas é importante?
Sua força de trabalho é um dos ativos mais importantes para sua organização. Contudo, melhorar a saúde e o bem-estar nas empresas vai além de oferecer um plano de saúde.
Ter profissionais saudáveis, motivados e com alto desempenho requer ações planejadas, executadas e avaliadas por profissionais especializados.
Veja as dicas a seguir:
1) Invista no desenvolvimento profissional
Todo profissional gosta de saber que seu trabalho é valorizado. Isso melhora a motivação e ajuda a reter talentos na empresa.
Como colocar em prática:
Realize treinamentos e cursos de capacitação que ajudam a melhorar o desempenho do colaborador e a ampliar a produtividade.
Faça uma avaliação, elabore um planejamento e garanta boas oportunidades a todos.
2) Crie um sentimento de pertencimento entre os colaboradores
Criar um ambiente de trabalho acolhedor e estimulante ajuda a estabelecer conexões de apoio entre os colegas de trabalho.
Estudos apontam que, assim, há diminuição do desconforto psicológico, que é um sintoma de má saúde mental. Por isso, contribuem positivamente para o bem-estar nas empresas.
Como colocar em prática:
Reuniões semanais ou quinzenais entre gerentes e equipes podem ser um bom começo.
Além disso, vale treinar as lideranças para estimularem o engajamento de todo o time e pensar em atividades físicas em grupo. Como uma corrida de rua formada por uma equipe de funcionários.
3) Para maior bem-estar nas empresas promova o autocuidado
Um estudo recente apontou que 73% dos profissionais estavam se sentindo esgotados. Entre as principais razões citadas estão a dificuldade de separar a vida pessoal do trabalho e cargas de trabalho exaustivas.
Assim sendo, é importante conscientizar seus colaboradores a fazerem mudanças positivas.
Como colocar em prática:
Como empresa, você pode começar criando áreas dentro de seu local de trabalho – físico ou digital – para oferecer suporte.
Estes espaços podem fornecer palestras com especialistas, terapia em grupo (ou individual), informações de como obter apoio especializado.
Além disso, vale a pena estimular a prática de atividades recreativas. Como ir ao teatro/cinema, ler, pintar, escrever, entre outras opções que colaboram para evitar o estresse.
4) Incentive boas escolhas de estilo de vida
Garanta que os colaboradores conheçam os perigos do sedentarismo, da má alimentação e de outros hábitos nocivos.
Crie meios para evitar que as pessoas fiquem sentadas por longos períodos e cuide para que os móveis e equipamentos sejam adequados ao desempenho das tarefas.
Como colocar em prática:
Para maior bem-estar nas empresas aposte em atividades como:
- Horários de pausas para ginástica laboral;
- Práticas de mindfulness e meditação;
- Programas que ofereçam suporte para quem quer parar de fumar/beber;
- Dicas de alimentação saudável, etc.
5) Ajude no controle financeiro
Problemas financeiros geram grande estresse e afetam o desempenho. Por isso, ajudar os colaboradores a terem um bom planejamento e controle das finanças é uma forma de ajudar no equilíbrio físico e mental de seu time.
Como colocar em prática:
Promova palestras voltadas ao gerenciamento financeiro, ofereça dicas de economia.
Além disso, faça parcerias com instituições financeiras. Elas poderão ajudar seu pessoal a fazer bons investimentos. Assim como conceder empréstimos que possam ser descontados diretamente da folha de pagamento – com juros menores do que os praticados pelo mercado.
Promover o bem-estar nas empresas fica mais fácil com a Vital Work
Como você pode ver aqui, muitas estratégias de gestão que aumentam o bem-estar dos funcionários também beneficiam os empregadores.
Pois empresas que se importam com a saúde e o bem-estar de sua força de trabalho são mais propensas a ter colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos da organização.
Para isso, conte com o suporte da Vital Work: uma empresa fundada em 2006 com o propósito de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar nas empresas em todo o Brasil.
Nossos especialistas estudam o perfil do público interno e desenvolvem programas personalizados de saúde física e mental, visando a prevenção e o tratamento de problemas diversos.
Todos os programas contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar, metodologia cientificamente comprovada e tecnologia própria.
Assim, a Vital Work consegue ampliar o bem-estar dos colaboradores e gerar maior produtividade, redução de absenteísmo/licenças médicas e gastos com plano de saúde.