Saúde corporativa: reduzindo a sinistralidade médica

A saúde corporativa deve ser planejada e executada por profissionais para aumentar a produtividade e reduzir custos com sinistralidade médica.

Investir em uma boa política de saúde corporativa é uma iniciativa que proporciona muitas vantagens para a sua empresa.  

Uma pesquisa recente apontou que 77,8% dos colaboradores consideram os cuidados com a saúde um dos benefícios mais importantes. 

Porém, existe outro ponto essencial: ao evitar os riscos de sinistralidade médica, é possível manter o bem-estar e reduzir os custos com a saúde organizacional. 

Por isso, adotar uma política de saúde corporativa é uma maneira inteligente de sua empresa cuidar de seu maior patrimônio: seus colaboradores.  

Então, vamos entender melhor como isso funciona. 

Sinistralidade médica: entenda o conceito 

Podemos definir sinistralidade médica como o valor que a empresa paga ao plano de saúde cada vez que seus funcionários usam seus serviços. Trata-se de um custo extra, isto é, adicionado ao valor mensal já contratado com a operadora. 

Além de mais despesas, esse valor à parte da mensalidade estipulada em contrato pode levar a um reajuste na hora da renovação do plano de saúde corporativo. 

Claro que deixar de oferecer esse benefício ou optar por um serviço mais barato para reduzir custos não é a melhor estratégia. Mesmo que que isso signifique economizar a curto prazo.  

Se os seus colaboradores não conseguirem os cuidados necessários, o resultado pode ser menor qualidade de vida organizacional. Bem como maior índice de absenteísmo e presenteísmo, menor produtividade, perda de talentos, etc. 

Assim sendo, a estratégia mais eficiente é investir em programas de saúde corporativa que elevem o bem-estar físico e mental. 

Com a parceria certa, você terá economia tão significativa com sinistralidade, que o programa será pago com essa redução de custo. E ainda vai sobrar verba no caixa de sua empresa. 

Como combater a sinistralidade médica com ações de saúde corporativa 

Garanta bons índices de saúde e reduza o risco da sinistralidade com ações para promover o bem-estar dos colaboradores. Confira algumas dicas: 

Avalie o que seus colaboradores realmente precisam 

O primeiro passo para ações efetivas voltadas à saúde de sua força de trabalho é conhecer a real situação de seus colaboradores. 

Para isso, um diagnóstico realizado por profissionais capacitados, usando metodologias adequadas é essencial.  

Após entender o perfil da população organizacional, esses especialistas vão traçar um plano que envolve prevenção, tratamento e acompanhamento. Ou seja, vão elaborar um programa personalizado de saúde corporativa para sua empresa. 

Estimule hábitos saudáveis 

Pessoas que têm uma rotina saudável, envolvendo boa alimentação e atividades físicas regulares vivem melhor.

Por isso, ações preventivas que tratem esses assuntos, bem como estimulem a ficar longe do cigarro e do álcool, são fundamentais para a saúde corporativa.  

Assim como ensinar técnicas de controle financeiro e de relaxamento para evitar o estresse e outros males de ordem emocional. 

Existem várias opções e maneiras de implantar as ações, mas apenas um profissional especializado poderá propor as mais indicadas. E, ainda, estimular a adesão e conseguir os resultados que o gestor espera. 

Apoiar um estilo de vida saudável e fisicamente ativo vai ajudar os seus funcionários a serem mais produtivos e engajados no trabalho. 

Crie um ambiente organizacional agradável e estimulante 

A saúde corporativa também compreende uma cultura organizacional que estimule a criação de bons ambientes. Entre as práticas possíveis, podemos destacar: 

  • Preparar as lideranças para que sejam efetivas, de modo respeitoso, sem agressividade; 
  • Criar pausas para descanso, assim como espaços propícios ao relaxamento;  
  • Promover a colaboração e convivência entre todas as equipes; 
  • Ter programas de saúde mental e física especialmente desenhados para seus colaboradores. Por exemplo: prática de exercícios, terapia em grupo, massagens, apoio à gestante, a quem deseja deixar de fumar ou beber, etc.; 
  • Se possível, estender os programas de saúde aos dependentes do colaborador. 

Eleve a saúde corporativa analisando as condições físicas de trabalho em sua empresa 

Avalie se o local de trabalho apresenta riscos aos colaboradores. Os móveis são adequados para cada indivíduo? Existe alguma rotina perigosa e, havendo, como eliminar os perigos? Há uma forma mais saudável de executar as tarefas, reduzindo riscos de desenvolver lesões? 

Esses são apenas alguns aspectos que precisam ser investigados para evitar problemas que podem levar até à incapacitação do indivíduo. E processos trabalhistas para a organização. 

Novamente, somente o olhar experiente poderá avaliar e propor as melhorias necessárias. 

Vital Work oferece recursos para sua saúde corporativa 

A Vital Work permite que empresas como a sua implementem programas de bem-estar para os colaboradores, proporcionando benefícios como: 

  • Maior produtividade, proveniente do conhecimento em saúde e no desenvolvimento de comportamentos que geram hábitos mais saudáveis; 
  • Incentivo aos colaboradores para aderirem a ações de bem-estar físico e mental, evitando que surjam doenças e/ou melhorando quadros já instalados; 

Com a experiência e a equipe multifuncional da Vital Work você aumenta a qualidade de vida física e mental em sua empresa. E, ainda, reduz custos e tem colaboradores mais engajados e produtivos.

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