A baixa saúde mental dos colaboradores gera falta de concentração, baixa produtividade, entre outras consequências. Cabe à empresa atuar para evitar esse problema.
A saúde mental dos colaboradores não pode ser vista como um problema particular e que diz respeito apenas ao indivíduo.
Afinal, ela pode afetar diretamente o desempenho pessoal e coletivo. Isto é, se a pessoa não estiver mentalmente bem pode gerar transtornos à pessoa, à empresa e à sociedade.
O assunto é mesmo muito sério. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia global perde todo ano quase um trilhão de dólares.
De onde vem esse prejuízo? Cerca de 12 bilhões de dias de trabalho perdidos em todo o mundo, anualmente, estão relacionados com distúrbios como depressão e ansiedade.
Siga na leitura e descubra como evitar perda de produtividade (e de dinheiro) por conta de transtornos emocionais em sua empresa.
ONU pede maior atenção às condições de saúde mental no trabalho
A angústia é apenas um dos fatores que influenciam negativamente na saúde mental dos colaboradores. Há ainda questões como assédio moral, cargas de trabalho muito pesadas, ambiente de trabalho estressante, entre outros fatores.
Essas são algumas informações do Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado recentemente. O documento também afirma que é preciso falar sobre a questão e buscar meios de enfrentamento.
Isso porque não é apenas o bem-estar do indivíduo que está em risco. Mas o impacto no desempenho e na produtividade organizacional.
Ainda segundo a OMS/OIT, as empresas precisam apoiar a prevenção de riscos para o bem-estar emocional e amparar os colaboradores que têm esses problemas, para que possam participar e crescer profissionalmente
No entanto, a saúde mental dos colaboradores ainda é um desafio para grande parte das companhias. Então, é preciso buscar apoio especializado para identificar os pontos fracos do ambiente empresarial. E traçar um plano que atenda as especificidades de cada organização.
Sinais que demonstram problemas na saúde mental dos colaboradores
Tristeza, raiva, irritação, mau humor, frustração, fadiga, dores nas costas, insônia e dificuldade de lidar com adversidades. Esses são alguns sinais que podem indicar que algo não vai bem com o bem-estar emocional do indivíduo.
Quando uma pessoa não está bem psicologicamente, ela dedica sua energia e atenção a esse problema. Isso significa que ela se torna refém de um processo mental negativo, o que dificulta a resolução do problema.
Além disso, essa situação impede que desenvolva suas tarefas com qualidade e dentro do prazo que, normalmente, consegue fazer as entregas. Sem contar que, dependendo do quadro, é comum afastamentos por períodos prolongados.
Outras consequências de problemas na saúde emocional dos funcionários são: turnover e absenteísmo elevados e erros constantes na execução de tarefas. Também entram na lista clima organizacional negativo, processos trabalhistas, etc.
Em contrapartida, quando a saúde mental dos colaboradores é positiva, o resultado é mais energia e disposição. Assim como, maior clareza de ideias e criatividade para enfrentar/superar o dia a dia profissional, obtendo maior performance.
Diante desse cenário, a melhor decisão é se antecipar e criar políticas que elevem a qualidade de vida mental e física no ambiente de trabalho.
Nesse sentido, preparar as lideranças para lidar com questões de ordem emocional, uma vez que estão na linha de frente, é uma atitude inteligente. Assim como buscar apoio de especialistas em bem-estar emocional!
Cuidar da saúde mental dos colaboradores com apoio especializado é mais eficiente e econômico
Organizações são formadas por pessoas, e não instituições autônomas!
É preciso ter esse fato em mente para evitar um ambiente frio, movido a metas impossíveis e cargas de trabalho excessivas. Entre outros fatores que podem levar ao desequilíbrio emocional e consequente queda na produtividade.
Além disso, são essenciais ações individuais e coletivas, como terapia, rodas de conversa e outras atividades – presenciais ou on-line.
Mas como saber quais as atividades mais indicadas e qual o nível de saúde mental dos colaboradores em sua empresa?
Para obter essas e outras respostas é preciso que profissionais experientes nessa área façam uma avaliação do ambiente organizacional. A Vital Work possui metodologia cientificamente comprovada e uma equipe multidisciplinar que investiga e faz um diagnóstico preciso.
Depois, elabora um Programa de Saúde Mental apropriado para a sua organização. Além de ações preventivas e para tratar os casos identificados, temos recursos para estimular o engajamento e fazer o monitoramento de cada participante.
Sem contar que nossos clientes podem acompanhar o andamento das ações por meio de tecnologia apropriada, e exclusiva. Intuitiva, ela permite gerar relatórios variados para que o gestor comprove o retorno positivo de seu investimento.
Entre os resultados, destacamos: melhora acentuada nos quadros de depressão, ansiedade e redução no nível de estresse dos participantes. Até mesmo a perda de peso é obtida com nossos programas.
Redução de absenteísmo e licenças médicas também são benefícios de nosso serviço voltado à saúde mental dos colaboradores.
Veja os detalhes do programa de bem-estar emocional Vital Work!