5 cuidados ao implementar programas de saúde corporativa

Implementar programas de saúde corporativa é uma ação essencial para trazer mais saúde e motivação para o ambiente de trabalho – comece já.

Implementar programas de saúde corporativa tornou-se uma demanda essencial para as empresas. 

Além de ser um diferencial decisivo na hora de atrair e reter os melhores talentos, os programas de bem-estar têm o poder de reduzir as dispensas médicas em até 14%. Isso segundo pesquisa realizada pela empresa norte-americana, Dupont. 

Além disso, funcionários de empresas que contam com programas de bem-estar tendem a ser mais engajados. E organizações com colaboradores motivados podem ser até 21% mais lucrativas.  

Com números assim, podemos perceber a relevância de colocar o bem-estar dos funcionários como um fator decisivo para o sucesso dos negócios. É importante, porém, que essa iniciativa seja estruturada de maneira eficiente para garantir resultados positivos. 

Neste artigo, vamos explorar as vantagens dos programas de saúde corporativa e apresentar orientações para a implementação bem-sucedida dessas iniciativas.  

Importância de implementar programas de saúde corporativa 

Os programas de saúde corporativa são esforços regulares para gerar maior qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Uma das vantagens para os colaboradores é poder usufruir de serviços de saúde preventivos e receber orientações de profissionais qualificados. Sem a necessidade de se afastar do trabalho ou lidar com altos custos. 

Já para as empresas, implementar programas de saúde corporativa proporciona vantagens competitivas, como: 

A Vital Work é especialista em gerar maior bem-estar físico e mental nas empresas. Para isso, conta com um time de especialistas para implementar variados programas de saúde corporativa. Sempre de acordo com as necessidades da população organizacional. 

Etapas essenciais para implementar programas de saúde corporativa com eficiência 

A saúde dos colaboradores está diretamente conectada ao desempenho profissional e, consequentemente, com os resultados da organização.  

Porém, é necessário ter alguns cuidados ao implementar programas de saúde corporativa na sua empresa. Confira os principais a seguir e prepare-se para obter muitos benefícios. 

1) Analisar o ambiente e identificar as necessidades da sua população 

Antes de implementar um programa de saúde corporativa, é importante realizar uma análise do ambiente de trabalho e identificar as necessidades da sua população.  

Dessa forma, fica mais fácil entender os fatores que afetam a saúde dos colaboradores, como o ambiente de trabalho, a cultura organizacional e o estilo de vida de cada um. 

A partir daí é possível criar iniciativas eficazes, que sejam verdadeiramente adequadas às necessidades específicas da sua força de trabalho. 

2) Ter profissionais capacitados na implantação e monitoramento 

Para garantir a efetividade do programa de saúde corporativa, é altamente recomendável contar com profissionais capacitados para a sua implantação e monitoramento.  

Além disso, ao implementar programas de saúde corporativa, também é importante dispor de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de saúde. Como médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos — para atender casos de saúde mental e física. 

Assim, é possível elaborar um plano de ação global, que vai oferecer orientação e suporte aos colaboradores durante todo o processo. 

3) Comunicação eficiente para acompanhar e incentivar os participantes 

A comunicação é um fator crucial para o sucesso de um programa de saúde corporativa porque permite incentivar e acompanhar os participantes do programa.  

Isso inclui campanhas de comunicação interna, newsletters, redes sociais e aplicativos móveis. Tudo para manter os colaboradores engajados e motivados. 

4) Recompensas voltadas para participantes dos programas com base nos resultados individuais 

Oferecer recompensas para os colaboradores que aderirem aos programas de saúde corporativa e tiverem progressos é uma forma eficaz de motivá-los a participar e a manter hábitos saudáveis.  

As recompensas podem incluir desde brindes simples até prêmios mais elaborados. Além disso, devem ser definidas de acordo com o perfil da população e os objetivos do programa. 

5) Apresentação dos resultados que comprovem os avanços alcançados  

Por fim, é importante apresentar indicadores que atestem os resultados alcançados pelo programa de saúde corporativa.  

Dessa forma, é necessário avaliar periodicamente esses indicadores estabelecidos no planejamento. Assim como compartilhar os resultados com os colaboradores e a liderança da empresa, justificando o investimento realizado. 

Implementar programas de saúde corporativa é mais fácil com a Vital Work 

Criar programas de saúde corporativa que promovam a saúde e o bem-estar dos colaboradores contribui para o sucesso da sua empresa. 

Especialmente se você escolher o parceiro certo. A Vital Work está há mais de 16 anos no mercado, atendendo empresas de variados segmentos/portes, em todo o Brasil. 

Com nosso apoio, você pode implementar programas de saúde corporativa personalizados, conforme os objetivos e o perfil de seu público interno. 

Com a Vital Work, seus colaboradores têm acesso a uma equipe multidisciplinar, metodologia cientificamente comprovada e tecnologia própria. Disponível a qualquer hora do dia, de forma on-line ou presencial.  

Além disso, também cuidamos da gestão do programa, através da coordenação e produção de relatório gerencial. 

Tudo para você garantir o melhor para a saúde física e mental de sua equipe. Além dos mais altos índices de produtividade para sua empresa. 

CONHEÇA HOJE MESMO AS SOLUÇÕES VITAL WORK 

Mais de 70 soluções de saúde e bem-estar para sua empresa

Deixe seu contato e fique por dentro de nossas novidades exclusivas