Bem-estar no trabalho: maior performance e retenção de talentos

O bem-estar no trabalho faz toda a diferença para a produtividade e o crescimento de sua empresa, assim como na retenção de talentos – saiba mais! 

Garantir o bem-estar no trabalho ajuda a manter seus colaboradores saudáveis e, como consequência, mais produtivos.  

Isso acontece porque o sucesso de uma empresa também depende de uma equipe motivada e atuante, comprometida com suas operações. E essa motivação está diretamente ligada à saúde física e mental dos funcionários

Entenda melhor essa relação – e descubra como colocar isso em prática – com a leitura deste artigo. Garanta, assim, resultados expressivos para seu negócio. 

Por que ter colaboradores saudáveis é essencial para sua organização?  

Quando a motivação dos funcionários está alta e os colaboradores são valorizados, a equipe tem melhor desempenho e atua em direção a um objetivo comum. 

Por isso, o bem-estar no trabalho gera impactos positivos em uma série de questões, incluindo: 

  • Retenção de bons colaboradores: funcionários pouco saudáveis podem se sentir impotentes, subvalorizados e ignorados. Por sua vez, esse sentimento pode gerar maior rotatividade. Assim, manter a motivação em alta é essencial para evitar a rotatividade e aumentar a lealdade dos colaboradores; 
  • Desempenho no trabalho: uma boa saúde, física e mental, mantém o time inspirado e motivado, levando os colaboradores a ter o melhor desempenho e a reduzir o absenteísmo
  • Motivação: quando a equipe se sente apreciada e tem oportunidades de desenvolver suas habilidades profissionais, há maior motivação para que os colaboradores alcancem suas metas de trabalho; 
  • Comunicação: relacionamentos harmoniosos entre lideranças e colegas de trabalho tornam a comunicação mais eficiente e positiva – além de colaborar com a saúde mental
  • Produtividade: quando os funcionários acreditam na missão de sua empresa e percebem avanços em suas carreiras, produzem mais – e em um ritmo mais rápido; 
  • Colaboração: ações de bem-estar no trabalho fazem com que os colaboradores se sintam apoiados e em sincronia com seus colegas, aumentando a colaboração com outros membros da equipe; 
  • Engajamento: equipe satisfeita e feliz se sente mais estimulada a participar ativamente das atividades da organização. 

O papel da liderança para garantir o bem-estar no trabalho 

Cada vez mais os colaboradores estão optando por trabalhar em empresas que estejam alinhadas com seus valores. Além disso, buscam organizações que ofereçam um ambiente de trabalho saudável, que valorizem e ajudem no seu desenvolvimento. 

Sendo assim, quando a empresa garante esse bem-estar no trabalho, mantém seus colaboradores mais saudáveis, produtivos e felizes.  

Como consequência, eles têm interesse em permanecer na organização. Nesse cenário, o papel dos líderes é essencial para: 

  • Monitorar regularmente o nível de satisfação no local de trabalho; 
  • Resolver eventuais problemas que impeçam um ambiente saudável, de forma rápida e eficaz; 
  • Nutrir relacionamentos saudáveis com sua equipe; 
  • Criar um ambiente de trabalho emocionalmente saudável; 
  • Fornecer um trabalho significativo, conciliando as necessidades e metas dos colaboradores e da empresa. 

Quando as lideranças investem no bem-estar no trabalho e consideram as necessidades de sua equipe, a organização consegue muitos benefícios – como os citados no tópico anterior. 

Por isso, os líderes devem ser preparados para identificar possíveis dificuldades, bem como implementar um ambiente saudável e estimulante. 

Entre as práticas que levam a esse resultado positivo, podemos citar o respeito e valorização da equipe, assim como o apoio para o desenvolvimento de todos. Papéis claros, boa comunicação e a celebração de conquistas também colaboram para criar o desejado bem-estar no trabalho. 

Programas personalizados da Vital Work: maior bem-estar no trabalho 

Já vimos que priorizar a saúde da equipe é essencial para o sucesso de qualquer empresa, afinal, a maioria das pessoas passa muito do seu tempo na organização. 

Assim, investir em programas de bem-estar no trabalho vai ajudar a ampliar o desempenho e a satisfação de sua equipe.  

Pesquisas mostram que longas horas de trabalho aumentam o risco de doenças cardiovasculares, fadiga crônica, estresse, insônia, hipertensão e acidente vascular cerebral.  

Mas todas essas doenças crônicas podem ser evitadas através de ações preventivas realizadas por profissionais da saúde, algo que um bom programa de bem-estar no trabalho oferece. Assim como problemas como dores na coluna, lesões por esforço repetitivo, etc. 

Para isso, é essencial contar com uma equipe multidisciplinar que possa avaliar o ambiente de trabalho e elaborar um plano personalizado para o perfil de sua população. 

Na Vital Work profissionais qualificados aplicam e acompanham as ações, incentivando a participação e gerando relatórios que comprovam os avanços obtidos. 

Em outras palavras, ao disponibilizar aos seus funcionários programas da Vital Work para prevenção e tratamento de problemas físicos e emocionais, sua empresa terá resultados altamente positivos.  

Entre eles, redução nos níveis de absenteísmo, licenças médicas prolongadas e de presenteísmo. Bem como maior produtividade e redução de custos com o plano de saúde.  

Se você precisar de alguma orientação sobre como iniciar Programas de bem-estar no trabalho, entre em contato com nossos especialistas: 

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